sábado, 30 de junho de 2012

Eu não sou católica

          A institucionalização da fé, desvirtua-a... tanto a instituição como a fé... Fica difícil ter fé quando perdemos o controlo da nossa vida por completo, e apesar de sermos correctos a vida continuar a ser uma puta connosco. Então se a nossa fé se quebra (?)... como continuamos a frequentar a instituição "Igreja"? Não seria muito coerente... E da instituição, como fé "humanizada" ... ela fica isso mesmo: "humanizada e cheia de defeitos.

            Mas o que eu queria referir hoje é uma citação na bíblia que me repugna...

"Que a mulher ouça a instrução em silêncio e em espírito de submissão. Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue à autoridade sobre o homem; convém que permaneça em silêncio."

            É de uma citação da Primeira carta a Timóteo... um mimo! E o problema nem é esta citação, que consta dos últimos livros que integram a bíblia, o problema é a atribuição de culpas à Mulher. Dos últimos livros, não dos primeiros dos últimos! E o ênfase está porque toda a gente sabe que a bíblia se divide : primeira parte "não te armes em parvo com deus" e segunda parte"deus ama-te acima de tudo, por isso ama-o" A sério, se pensarem bem, a culpa é sempre da gaja... Lembrem-se lá das aulas da catequese! 

             Somos mortais por causa de uma gaja fácil de enganar mas mesmo assim manipuladora, Deus todo poderoso (que ninguém o viu, mas assume-se que seja um homem) estava a fazer um trabalho perfeito a gaja chega e estraga tudo... 

             E ao longo do livro que serve de fundamento para a religião Católica a mulher é sempre culpada de tudo... Então eu digo Não a uma religião que me quer submissa!

Sem comentários: