domingo, 18 de julho de 2010

Querido "AVEC"

            Espero que se encontre bem de saúde, e que a viagem de regresso a Portugal tenha corrido bem, nesse carro que jura ser seu, que duvidamos dada a frequência que troca de carro. Por cá continuamos na mesma, a saber fazer contas, e com a noção de quanto se ganha e gasta por essa Paris de França. Como vai o panorama de construção civil por lá? E o pó de França limpa-se melhor?
            Se a Paris de França lhe deu trabalho, e dinheiro para fazer uma casa digna de "Doutor" no seu país, tirou-lhe muito, diversão, família, acolhimento dos seus demais conterrâneos, mas precisa de vir homenagear o seu país de "acolhimento" falando-lhe a língua que lhe está vinculada, ou olhar para nós com desprezo esnobe de colonizador.  
            Caro amigo, gostaria de lhe informar que já não há paciência para tanto "çava" e "de vacances" e termos demais generalizados, num francês escroque que o meu amigo quer fazer parecer que é idiomático. As tendências que traz de lá, aqui são ridículas, o vestir bem, o saber estar são apropriadas à situação, ora se está em Portugal, deixe os seus usos imitados (sabe-se lá de quem) na fronteira que por cá rege a maioria, que ditando a normalidade não é "parolá".
            Se há coisa que não deve ser boa é a condução em França, há boa que trazem de lá, fico chocada como Portugal é considerado um dos países com mais sinistros na estrada, fico mesmo admirada como tanto "avec" sobrevive ás estradas francesas.
           Espero que a estadia por este país que por termo de comparação pouco vale, dado que "Na França é que é Bom", seja boa, e que se cinja à licença que lhe passamos só para os meses de Verão.

                                                                 RareHappyChild, 18 de Julho de 2010

Sem comentários: